sexta-feira, 24 de julho de 2009

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA

por Cecília Cibella Shibuya - Diretora da Prática Consultoria Empresarial Ltda.

Por que da resistência na implantação do P.P.A e da não inclusão nos programas de qualidade de vida?
Há pessoas que passam a vida esperando a hora de se aposentar, e quando chega este momento não sabem o que fazer.

Qual a responsabilidade que nos cabe neste contexto?
Quais seriam os motivos que nos levam a não saber o que fazer neste momento?
Falta de visão? Preconceito por parte da empresa e das pessoas? Da equipe multidisciplinar? Da família? Da própria sociedade?
Os avanços da ciência e tecnologia, a maior conscientização sobre assuntos ligados à saúde, bem-estar social, mental versus o aumento da expectativa de vida trouxe novas demandas, desafios e responsabilidades, principalmente por parte das empresas, em implantar instrumentos que leve seus colaboradores a terem uma melhor qualidade de vida na maturidade/pós-carreira.

A importância desta implantação reforça-se frente aos dados identificados em pesquisa aplicada por nossa consultoria em 325 profissionais:
# Não conhecem as prioridades do cônjuge................................. 85%
# Sobrecarga de trabalho x Má administração do tempo.................. 85%
# Não acompanham o crescimento dos filhos................................ 85%
# Insegurança ao tomar decisões............................................. 80%
# Não sentem vontade de compartilhar, sair com cônjuge e filhos....... 65%
# Afastamento dos amigos..................................................... 50%

Percebe-se também, como grandes receios:
# A perda da identidade institucional;
# O receio do retorno ao lar;
# A preocupação com a parte financeira, uma vez que acreditam que terão dificuldades em manter a atual situação econômica;
# Despreparo frente a aposentadoria, por muitas vezes identificá-la como fim da etapa produtiva.

Estes fatores se devem ao fato de que na sua grande maioria o papel profissional se sobrepõe aos outros papéis, colocando para o futuro... quando se aposentarem, a construção de seu projeto de vida.

Em face destas dificuldades, percebe-se o quanto é importante as empresas implantarem o Programa de Preparação para a Aposentadoria, pois não se pode falar em Qualidade de Vida, se não tiver dentro deste “guarda-chuva” a mesma preocupação com aqueles que ajudaram a construir a empresa, cumprindo, assim, a responsabilidade que lhes cabe.

Pessoas magoadas, despreparadas, acabam por aumentarem o índice de sinistralidade, absenteísmo, reclamações trabalhistas, problemas sociais como alcoolismo, dependência de jogos, etc; e certamente não repassam know-how.

Os mais jovens ao verem o comportamento da empresa, da não valorização à esta população, certamente, tendo oportunidade irão para outra empresa.

Será por isso que nunca se falou tanto em retenção de talentos? Faz sentido?
Pautados nesta realidade é que entendemos a importância da implantação do PPA, onde se busca dar todo o suporte para que cada participante desperte para o futuro, de forma planejada, através de uma visão positiva e real da aposentadoria, de forma a sentir-se motivado e comprometido, na elaboração de seu projeto de vida.

Sabemos que esse processo não é fácil, em função das muitas resistências tanto do colaborador que resiste a preparar-se para a etapa do pós-carreira, como também da falta de visão da empresa em perceber os benefícios que terá com a implantação deste programa, entendendo-o como uma ação estratégica que refletirá diretamente na performance e competitividade da empresa.

É gratificante perceber através deste programa, o quanto o colaborador resgata a auto-estima, descobre novas habilidades e competências, melhora os laços conjugais e familiares, o quanto passa a envolver o grupo familiar na elaboração do projeto de vida, com foco na qualidade de vida e felicidade.

Portanto, como se pode ver, todos ganham – a empresa, o colaborador, a família, a sociedade.

Reavalie seus mapas mentais, pois a realidade mudou. O Brasil está mudando de cara, estamos vivendo mais e melhor.

Lembre-se que todos ganham com a diversidade!

Por que então, não inserir no seu Programa de Qualidade de Vida, o PPA- Programa de Preparação para a Aposentadoria? Pois... “as pessoas esquecerão o que você disse e esquecerão o que você fez, mas jamais esquecerão como as fez sentir” (Mayra Agelon)
Por que não tentar !!!

Nenhum comentário: